Notícias

Serviço do Auxílio Brasil pode prejudicar beneficiários?

O Ministério da Cidadania lançou um novo serviço sobre o Auxílio Brasil. Trata-se do empréstimo salarial que permite aos beneficiários obter uma linha de crédito ao mesmo tempo que se comprometem com uma parte do benefício. 

No entanto, a medida pode ter impacto no bolso dos beneficiários. O empréstimo salarial oferecido pelo Auxílio Brasil é liberado com juros que podem chegar a até 3,5% por mês. A fixação das taxas de juros foi a grande responsável pelo atraso na concessão de empréstimos. 

A linha de empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil foi anunciada oficialmente há cerca de um mês. A cautela na fixação das taxas de juros está ligada ao medo de superendividamento, pois o crédito é direcionado a populações vulneráveis, muitas das quais dependem exclusivamente do benefício para sobreviver.

Por outro lado, por se tratar de um tipo de empréstimo em que as parcelas do empréstimo são descontadas diretamente do salário, neste caso o Auxílio Brasil, o banco tem menos chances de ser prejudicado. Por causa disso, as taxas de juros são mais baixas do que as corporações tradicionais. 

PUBLICIDADE

Isso porque o crédito consignado é uma das opções de crédito mais populares do mercado financeiro. No entanto, há restrições à sua concessão, que se limita a servidores públicos, militares, trabalhadores com carteira assinada e beneficiários da Previdência Social. 

De qualquer forma, devido ao fato de o salário do Auxílio Brasil não ser permanente, uma vez que a família corre o risco de ser excluída do programa caso não cumpra os requisitos de elegibilidade, a intenção do Instituto Fiscal é ainda maior de fazer um reajuste da taxa de juros.

Leia também:

Decidiu-se, assim, cobrar a taxa máxima de 3,5 por mês, superior aos 2,14 cobrados aos pensionistas e reformados mas inferior aos 5 pretendidos pelos bancos. 

PUBLICIDADE

Quem tem acesso ao espetáculo Auxílio Brasil? 

Como o nome sugere, o empréstimo salarial Auxílio Brasil é concedido exclusivamente aos beneficiários do programa social. No atual momento, a transferência de renda atende 20,65 milhões de famílias estando na situação de vulnerabilidade social. Dados do Ministério da Cidadania mostram que 70% dos brasileiros vivem nessas condições. 

Para se inscrever no programa Auxílio Brasil é necessário: 

  • Estar cadastrado no Auxílio Brasil, com renda familiar de até R$ 205,00 por pessoa; 
  • Ter os dados atualizados no Cadastro Único; 
  • Autorize pessoalmente a solicitação do crédito consignado.

O banco tem o direito de ver as informações pessoais e bancárias do beneficiário e essas informações são necessárias para a execução do contrato.

Vinicius Mendes

Formado em Ciência da Computação pela Universidade Augusto Motta no Rio de Janeiro, programador e músico nas horas vagas. Gosto de inovação, tecnologia, informação e tudo sobre internet. Escrevo para outros portais como viverdetrade.com e futebolplay.net.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo