Calendário da Restituição do Imposto de Renda 2022

0

Verifique quando os pagamentos de restituição de imposto de renda deste ano serão feitos e entenda como verificar em qual propriedade você pode estar.

O período de declaração de imposto de renda de 2022 está terminando. Os contribuintes têm até 31 de maio para se apresentar à Receita Federal – o calendário de restituição do imposto de renda também começa nesta data.

Não foi possível salvar sua assinatura. Por favor, tente novamente.
Parabéns! Você está inscrito. Enviamos um e-mail para você com a confirmação.

Receba todas as Notícias em primeira mão!


Este ano, cinco lotes serão pagos entre maio e setembro. E mesma regra vale para os anos passados: quanto antes a declaração for entregue, mais cedo o declarante receberá a restituição, caso seja devido a receber algum valor.

Por outro lado, quem recebe por último tem uma correção maior. Os valores de reembolso são baseados na taxa Selic, e quanto mais tempo demorar para esse dinheiro chegar na sua conta, maior será a renda.

Abaixo está o Calendário de Reembolso do Imposto de Renda 2022 e informa em qual lote você estará .

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Mas o que exatamente é uma restituição de imposto de renda?

Uma restituição de imposto de renda é basicamente o valor que um contribuinte pagou em excesso em impostos no ano anterior. Você tem direito a isso se for estabelecido durante a liquidação com o fisco federal – ou seja, no momento da declaração – que você pagou mais imposto do que deveria. Nesta situação, a administração fiscal devolve a diferença através da restituição do imposto sobre o rendimento.

Quem é elegível para um reembolso de imposto de renda?

Cada caso é diferente – depende de vários fatores, como o modelo de imposto de renda e as despesas dedutíveis nele especificadas.

Com base no montante das despesas e a retenção na fonte, a administração fiscal pode compreender se o contribuinte tem de ser reembolsado ou não.

Calendário de Reembolso do Imposto de Renda: Quando vou receber?

Os pagamentos começam em 31 de maio. A Receita Federal já anunciou que o primeiro lote não será corrigido. Se você estiver no segundo lote, o dinheiro será corrigido em 1%. Os juros que serão aplicados aos demais lotes ainda não foram divulgados. Confira o calendário de reembolsos (deslize para ver a tabela completa):

imposto de renda 2022

Como posso saber para qual lote estou recebendo o reembolso?

Não há uma maneira exata de saber em qual lote você está. O que se sabe é que quanto antes a declaração for feita, mais cedo o contribuinte deverá receber seu reembolso.

Os primeiros lotes também levam em conta outros fatores – por exemplo, o primeiro pagamento é para grupos prioritários, como idosos Pessoas ou pessoas com algum tipo de deficiência, doença ou estado grave. Veja a ordem de prioridades de acordo com o artigo 69 da Lei 9.784:

  • Idosos com mais de 80 anos;
  • Contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
  • Pessoas com deficiência física ou mental ou com doenças graves como Parkinson e doenças cardíacas graves;
  • Contribuintes cuja principal fonte de rendimento é a docência.

Então, a ordem em que a declaração foi entregue é o critério para receber o reembolso. Para saber se está recebendo a restituição em um lote específico, basta enviar a consulta divulgada pela Receita Federal uma semana antes do pagamento.

Como consultar o lote de restituição?

O fisco geralmente libera a consulta uma semana antes do pagamento. Isso pode ser feito pelo site ou pelo Aplicativo Individual (para dispositivos Android e iOS).

Como faço para visualizar a restituição do IR 2022 no site?

  •  Acesse a página da Receita Federal;
  •  Clique em Meu Imposto de Renda;
  •  Selecione Visualizar Reembolso;
  •  Clique clique no botão verde Iniciar;
  •  Insira seu CPF e data de nascimento e clique em Consultar.
  •  Pronto! Uma página será aberta mostrando o status do seu reembolso.

Posso obter o reembolso através do Pix?

Sim. A grande novidade deste ano é que você pode receber seu reembolso através do Pix, o serviço de pagamento instantâneo do Banco Central.

Se você tiver uma solicitação de reembolso e tiver informado sua Pix key ao preencher o extrato, você receberá pelo Pix . Esta opção está disponível apenas para chaves cadastradas por CPF e o número do documento deve corresponder ao informado na declaração.

Esta é uma medida do IRS para aumentar a segurança no processo de reembolso.

Caso tenha Se não tiver registrado um Pix em seu extrato, você a receberá através da conta especificada no formulário do programa de RI.

O Pix também pode ser utilizado para desembolsar o Darf, o Documento de Arrecadação da Receita Federal . Este documento é disponibilizado aos sujeitos passivos.

Quem foi pego tem direito à restituição?

Basicamente, foi pego significa que sua declaração de imposto de renda está retida pela Receita Federal por algum erro – sejam valores incorretos, perda de renda, informações cadastrais incorretas, entre outros.

A autoridade fiscal também pode reter sua declaração se não houver documentos que comprovem a informação declarada.

O contribuinte que reteve a declaração não perde necessariamente o direito ao reembolso. No entanto, para ser elegível, é necessário liquidar as contas com a Receita Federal primeiro.

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ok Ler mais