Calendário da Restituição do Imposto de Renda 2022
Verifique quando os pagamentos de restituição de imposto de renda deste ano serão feitos e entenda como verificar em qual propriedade você pode estar.
O período de declaração de imposto de renda de 2022 está terminando. Os contribuintes têm até 31 de maio para se apresentar à Receita Federal – o calendário de restituição do imposto de renda também começa nesta data.
Este ano, cinco lotes serão pagos entre maio e setembro. E mesma regra vale para os anos passados: quanto antes a declaração for entregue, mais cedo o declarante receberá a restituição, caso seja devido a receber algum valor.
Por outro lado, quem recebe por último tem uma correção maior. Os valores de reembolso são baseados na taxa Selic, e quanto mais tempo demorar para esse dinheiro chegar na sua conta, maior será a renda.
Abaixo está o Calendário de Reembolso do Imposto de Renda 2022 e informa em qual lote você estará .
Mas o que exatamente é uma restituição de imposto de renda?
Uma restituição de imposto de renda é basicamente o valor que um contribuinte pagou em excesso em impostos no ano anterior. Você tem direito a isso se for estabelecido durante a liquidação com o fisco federal – ou seja, no momento da declaração – que você pagou mais imposto do que deveria. Nesta situação, a administração fiscal devolve a diferença através da restituição do imposto sobre o rendimento.
Quem é elegível para um reembolso de imposto de renda?
Cada caso é diferente – depende de vários fatores, como o modelo de imposto de renda e as despesas dedutíveis nele especificadas.
Com base no montante das despesas e a retenção na fonte, a administração fiscal pode compreender se o contribuinte tem de ser reembolsado ou não.
Calendário de Reembolso do Imposto de Renda: Quando vou receber?
Os pagamentos começam em 31 de maio. A Receita Federal já anunciou que o primeiro lote não será corrigido. Se você estiver no segundo lote, o dinheiro será corrigido em 1%. Os juros que serão aplicados aos demais lotes ainda não foram divulgados. Confira o calendário de reembolsos (deslize para ver a tabela completa):
Como posso saber para qual lote estou recebendo o reembolso?
Não há uma maneira exata de saber em qual lote você está. O que se sabe é que quanto antes a declaração for feita, mais cedo o contribuinte deverá receber seu reembolso.
Os primeiros lotes também levam em conta outros fatores – por exemplo, o primeiro pagamento é para grupos prioritários, como idosos Pessoas ou pessoas com algum tipo de deficiência, doença ou estado grave. Veja a ordem de prioridades de acordo com o artigo 69 da Lei 9.784:
- Idosos com mais de 80 anos;
- Contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
- Pessoas com deficiência física ou mental ou com doenças graves como Parkinson e doenças cardíacas graves;
- Contribuintes cuja principal fonte de rendimento é a docência.
Então, a ordem em que a declaração foi entregue é o critério para receber o reembolso. Para saber se está recebendo a restituição em um lote específico, basta enviar a consulta divulgada pela Receita Federal uma semana antes do pagamento.
Como consultar o lote de restituição?
O fisco geralmente libera a consulta uma semana antes do pagamento. Isso pode ser feito pelo site ou pelo Aplicativo Individual (para dispositivos Android e iOS).
Como faço para visualizar a restituição do IR 2022 no site?
- Acesse a página da Receita Federal;
- Clique em Meu Imposto de Renda;
- Selecione Visualizar Reembolso;
- Clique clique no botão verde Iniciar;
- Insira seu CPF e data de nascimento e clique em Consultar.
- Pronto! Uma página será aberta mostrando o status do seu reembolso.
Posso obter o reembolso através do Pix?
Sim. A grande novidade deste ano é que você pode receber seu reembolso através do Pix, o serviço de pagamento instantâneo do Banco Central.
Se você tiver uma solicitação de reembolso e tiver informado sua Pix key ao preencher o extrato, você receberá pelo Pix . Esta opção está disponível apenas para chaves cadastradas por CPF e o número do documento deve corresponder ao informado na declaração.
Esta é uma medida do IRS para aumentar a segurança no processo de reembolso.
Caso tenha Se não tiver registrado um Pix em seu extrato, você a receberá através da conta especificada no formulário do programa de RI.
O Pix também pode ser utilizado para desembolsar o Darf, o Documento de Arrecadação da Receita Federal . Este documento é disponibilizado aos sujeitos passivos.
Quem foi pego tem direito à restituição?
Basicamente, foi pego significa que sua declaração de imposto de renda está retida pela Receita Federal por algum erro – sejam valores incorretos, perda de renda, informações cadastrais incorretas, entre outros.
A autoridade fiscal também pode reter sua declaração se não houver documentos que comprovem a informação declarada.
O contribuinte que reteve a declaração não perde necessariamente o direito ao reembolso. No entanto, para ser elegível, é necessário liquidar as contas com a Receita Federal primeiro.
Leia também: