[Urgente!] Aposentados pode ter saques bloqueados este motivo

0
Continua após a publicidade

A redução dos benefícios para os aposentados pode causar muitas dores de cabeça e problemas para aposentados, beneficiários e suas famílias, pois pode ser a única fonte de renda para muitos lares brasileiros.

NOVIDADE: Saque INSS: Valor para saque deste mês já está liberado! CLIQUE AQUI

Esse bloqueio ocorre quando o segurado deixa de pagar a pensão com prova de vida há mais de um ano.

Publicidade

Veja também:

É um passo simples que acontece todos os anos quando o beneficiário, aposentados ou pensionistas tem que comparecer na instituição que paga a pensão para renovar a senha ou assinar documentos que comprovem que não há fraude ou benefício alheio seu lugar está errado.

Confira algumas dicas para não perder o prazo da Prova de Vida dos aposentados e sua pensão não ser reduzida.

Publicidade

Se você estiver em dia com a última Prova de Vida do seu banco:

Aposentados na fila do INSS para fazer prova de vida

É tudo que você precisa: Fique atento aos comunicados feitos pelo INSS e pela instituição pagadora ao longo do ano. 

Os bancos que tratam da data da comprovação de vida da melhor forma para sua organização.

Geralmente usam a data do aniversário dos aposentados e beneficiários, outros – a data de aniversário do benefício, e há também aqueles que chamam o beneficiário de mês antes do vencimento da prova de vida mais recente.

Se seu benefício foi bloqueado:

O primeiro e mais importante passo é dirigir-se o quanto antes ao seu banco pagador para regularizar a situação e reativar o pagamento, pois se isso não acontecer, o auxílio caduca suspenso e rescindido após um determinado período.

Lembrando: As pessoas que obtiveram o benefício em juízo devem se registrar novamente mesmo que o processo ainda não tenha sido concluído.

O que o beneficiário deve levar?

Documento oficial com foto: ex. Carteira de identidade, carteira de trabalho ou CNH. Não são aceitos documentos danificados com fotos em que a pessoa não possa ser identificada.

Se o aposentado não puder ir ao banco, pode ser representado por procurador?

A resposta é sim, mas este advogado deverá estar devidamente registrado no INSS e deverá trazer o atestado médico comprovando a imobilidade do beneficiário juntamente com a carteira de identidade do advogado e do pensionista ou aposentado.

Como o advogado pode se inscrever no INSS?

É necessário dirigir-se a uma autoridade previdenciária com procuração expedida em cartório ou com procuração cujo modelo esteja disponível no site do INSS, além do atestado médico e documento de identidade do advogado do beneficiário.

Publicidade

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ok Ler mais