Trabalhadores podem não receber o PIS/Pasep em 2023; saiba mais

0
Continua após a publicidade

Entre 15 de fevereiro e 28 de dezembro, trabalhadores formais poderão receber valores do abono salarial do PIS/Pasep 2023. No entanto, apesar de muitos pensarem que as quantias referem-se ao exercício em 2022, o benefício pago neste ano é de 2021. Cerca de R$ 24,4 bilhões deverão ser retirados por seus donos.

O atraso na liberação do PIS/Pasep está vinculado à pandemia de Covid-19, que alterou não só o calendário de pagamentos deste benefício, como de outros. Dessa forma, na época, os recursos do abono tiveram que ser transferidos para o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm).

Publicidade

Calendário de pagamentos do PIS/Pasep 2023

O calendário de pagamentos do PIS/Pasep 2023 foi definido pelo Conselho do Fundo de Amparo do Trabalhador (Codefat) no final de 2022. Enquanto trabalhadores da rede privada recebem o PIS, funcionários públicos terão acesso ao Pasep. Em relação ao valor do benefício, este é repassado pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil.

Quem é recebedor do PIS pode buscar a Caixa. Enquanto isso, o trabalhador público precisa procurar o BB para ter acesso ao abono do Pasep. Vale lembrar que, para saber se tem direito ao benefício, o cidadão pode utilizar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS) ou ligar para o canal Alô Trabalhador, no número 158.

Quem pode receber e qual é o valor do benefício

Em síntese, para receber o abono neste ano, o trabalhador deve ter recebido remuneração mensal média de até 2 salários mínimos durante o ano-base e feito atividade remunerada por, pelo menos, 30 dias. Além disso, ele precisa ter suas informações incluídas na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e inscrição no PIS/Pasep há, ao menos, 5 anos.

Publicidade

No que diz respeito ao valor do abono do PIS/Pasep em 2023, este varia de acordo com os meses trabalhados pela pessoa na empresa privada ou pública. Contudo, a quantia não pode ser maior que um salário mínimo vigente no ano de pagamento. Ou seja, quem trabalhou durante doze meses em 2021 terá direito a um benefício de R$ 1.302.

Imagem: Orlando Neto / shutterstock.com

Fonte Original: Seu Crédito Digital

Publicidade

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ok Ler mais