NotíciasImposto de Renda

Restituição Imposto de Renda 2022: Calendário do 3º Lote Divulgado

O 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2022 deve ser liberado em breve. O plano de reembolso do IRPF 2022 começou em maio e estava programado para ser executado até setembro.

Serão cinco lotes no total, em ordem de prioridade. Os primeiros beneficiários foram idosos e profissionais cuja principal fonte de renda é a educação.

A partir do 2º lote, a ordem de devolução é baseada nas datas de apresentação da declaração.

O segundo pagamento foi feito no dia 30 de junho, com a consulta publicada uma semana antes, no dia 23

3º Lote da Restituição do Imposto de Renda 2022

Parte dos contribuintes ainda espera obter a restituição do imposto de renda 2022.

De acordo com o calendário tributário federal para as distribuições, o novo pagamento é datado de 29 de julho, a consulta do 3º lote da restituição do IRPF 2022 deve ser liberada a partir de 22 de julho.

Confira o calendário de restituições:

  • 1º lote – 31 de maio (já pago)
  • 2º lote – 30 de junho (já pago)
  • 3º lote – 29 de julho
  • 4º lote – 31 de agosto
  • 5º lote – 30 de setembro

Como Consultar a Restituição do IRPF 2022 

Os contribuintes devem completar a consulta tradicionalmente disponível uma semana antes de liberar o pagamento da restituição do imposto de renda 2022 para saber se pertencem ao lote a ser pago. 

É importante ressaltar que não existe uma forma prévia de saber em qual lote o seu reembolso deve se enquadrar, apenas por meio de consulta.

Veja também:

A consulta pode ser realizada no site da internet da Secretaria da Fazenda Federal. Para isso, o contribuinte deve clicar na opção Meu imposto de renda e depois em Consultar reembolso. 

Outra forma de realizar a consulta do Imposto de renda 2022 é por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os sistemas Android e iOS.

Mas cuidado! Se você enviou a declaração antecipadamente e deseja receber o reembolso nos primeiros lotes, mas o valor não chegou à sua conta, é provável que você tenha sido pego na rede apertada. 

Ou seja, o Tesouro Federal encontrou inconsistências em sua declaração do IRPF de 2022 ao cruzar as datas. Não deixe de acessar o Portal da Receita Federal para verificar eventuais erros e corrigi-los o quanto antes.

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button