Notícias

Quais são as regras atuais do auxílio-doença?

Para ter acesso ao benefício do auxílio-doença, o contribuinte tem de estar atento às novas regras. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) agora vai requerer que a pessoa receba ordem médica de afastamento de pelo menos 15 dias. 

Esses 15 dias serão cobrados do local de trabalho do contribuinte. Além disso, para ter o pedido aceito, assim como nos demais serviços oferecidos pelo INSS, o trabalhador tem de cumprir pelo menos 12 meses de contribuição. 

Quem tem direito?

Para ter o acesso garantido ao auxílio-doença, o trabalhador precisa cumprir três requisitos. Ter carência, ou seja, ter o mínimo de tempo de contribuição, ter qualidade de segurado como regra de prazo e não estar apto a cumprir a função de trabalho. 

Vale lembrar que qualidade de segurado é quando o contribuinte já cumpriu o tempo de carência mínima. Após isso, o trabalhador estará apto a receber o auxílio-doença. Em outro caso não será concedido o benefício. 

Além de pessoas que não têm o tempo mínimo, segurados reclusos em regime fechado, portadores de doença ou lesão corporal que antecede ao regime geral — além da regra dos 15 dias — também não recebem o auxílio-doença.

Como requisitar o auxílio-doença?

Segundo informações do site do Governo Federal, o contribuinte pode requisitar o benefício em casa através do aplicativo Meu INSS.

Ao fazer login, a pessoa tem de clicar em “agendar perícia” e depois ir em “perícia inicial”. Em seguida, é preciso apresentar os documentos conforme pedido e confirmar se aceita o atendimento à distância. 

Após isso, o trabalhador tem de informar que o seu problema se trata de um acidente de trabalho. Se a perícia médica entender dessa maneira, o exame terá de ser feito presencialmente.

Depois, basta passar as informações de identificação e contato, além de responder todas as perguntas que forem feitas.

Crédito para beneficiários do INSS

Se você está precisando de dinheiro extra para alcançar um objetivo ou até mesmo quitar uma dívida, saiba que existe um jeito simples e fácil de conseguir!

Por meio do Seu Empréstimo Digital, aposentados e pensionistas conseguem encontrar os maiores valores com as menores taxas de empréstimo consignado.

Você simula e contrata o empréstimo sem sair de casa, e todo o processo é seguro e sem burocracia. Clique aqui e conheça!

Imagem: Andrey_Popov / shutterstock.com

Fonte Original: Seu Crédito Digital

Vinicius Mendes

Formado em Ciência da Computação pela Universidade Augusto Motta no Rio de Janeiro, programador e músico nas horas vagas. Gosto de inovação, tecnologia, informação e tudo sobre internet. Escrevo para outros portais como viverdetrade.com e futebolplay.net.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo