INSS: Como dar entrada na aposentadoria e no Auxílio

0

Novas regras para atendimento presencial em órgãos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), introduzidas no início deste mês, levantaram dúvidas sobre pedidos de benefícios entre aposentados e pensionistas.

O atendimento pessoal nas agências retornou em março após o fechamento devido à pandemia de Covid-19.

Não foi possível salvar sua assinatura. Por favor, tente novamente.
Parabéns! Você está inscrito. Enviamos um e-mail para você com a confirmação.

Receba todas as Notícias em primeira mão!


O agendamento deve ser feito pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Após o agendamento, o beneficiário receberá uma senha e deverá comparecer na agência dos Correios do INSS no dia e horário agendados.

Como dar entrada na Aposentadoria do INSS?

Todos os serviços do INSS podem ser solicitados diretamente pelo aplicativo ou pelo site das Agências, por exemplo: Pedidos de Aposentadoria, Assistência, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Perícia Médica. Nas plataformas, é possível enviar documentos ao segurado e acompanhar o andamento do procedimento.

Pelas novas regras, a entrega sem agendamento prévio é apenas para orientação no ato do pedido, ou pode ser autorizada nas seguintes situações:

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

  • Impossibilidade de informação ou finalização do pedido por meio de canais de longa distância;
  • Se a central 135 não puder atender a demanda e houver um guia para o operador enviar o prospecto para uma agência; recursos solicitados pelas empresas;
  • Solicitação de Disputa de Nexos Técnicos Previdenciários (NTEP);
  • Ciência Cidadã sobre a obrigatoriedade de inscrição no Cadastro Uniforme de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Reativação do benefício de continuação (BPC), após atualização do CadÚnico.

Atendimento personalizado

Para entrega na agência, o segurado deverá apresentar documento de identidade com foto. O acesso de um acompanhante só é permitido para segurados com deficiência auditiva. Em outras situações, o servidor responsável pelo serviço decide sobre a presença de outra pessoa no recinto.

Horário de Funcionamento

As lojas são obrigadas a funcionar 12 horas por dia, com horário de funcionamento entre as 6h30 e as 10h00. O horário de funcionamento para o público começa entre 7h e 8h e funciona seis horas por dia. O período da tarde é dedicado aos exames médicos previstos.

Veja também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ok Ler mais