Salário Mínimo 2022 INSS: Veja quem tem direito

0

Sobre o Salário Mínimo 2022 do INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social faz ajustes nos benefícios previdenciários.

O reajuste se deve ao novo salário mínimo e ao novo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Não foi possível salvar sua assinatura. Por favor, tente novamente.
Parabéns! Você está inscrito. Enviamos um e-mail para você com a confirmação.

Receba todas as Notícias em primeira mão!


Saiba quem vai ter direito ao 14° salário INSS. Leia até o final.

O décimo quarto salário mínimo 2022 foi aprovado?

Salário Mínimo 2022 INSS

O décimo quarto salário dos aposentados deverá ser liberado até dezembro. Esta é uma medida emergencial do governo pois o 13º salário dos aposentados já foi liberado em maio e junho.

Em 25 de maio, foi realizada audiência pública na Comissão dos Direitos do Idoso da Câmara dos Deputados para discutir sobre o décimo quarto salário dos aposentados.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Nessa ocasião, além de pedir a mobilidade na votação do décimo quarto salário, outro ponto discutido foi a Reforma da Previdência.

A presidente da Associação dos Aposentados do Rio de Janeiro, Yedda Gaspar, destacou a deterioração que a reforma vem causando na renda dos aposentados desde novembro de 2020.

O décimo quarto salário do INSS é uma oportunidade adicional para ajudar aposentados e pensionistas que estão enfrentando os efeitos da pandemia de Covid-19.

Isso porque o 13º salário foi antecipado para o primeiro semestre do ano.

Dessa forma, no final do ano, os segurados do INSS ficariam sem renda extra. Todos os aposentados deverão também ficar ciente sobre a prova de vida inss 2022.

Prova de vida INSS 2022 para receber o Salário Mínimo 2022

Com nova portaria anunciada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), a prova de vida INSS 2022 passa a ter novo calendário. 

A partir do ano que vem, o prazo para a realização do procedimento será no mês do aniversário do beneficiário. A nova regulamentação entrará em vigor em janeiro.

A obrigatoriedade da comprovação de vida permanecerá suspensa até o final deste ano, ou seja, o procedimento não é obrigatório até dezembro e os benefícios não podem ser bloqueados pelo INSS.

Veja também:

De acordo com o regulamento, porém, o segurado que for ao banco até o final deste ano poderá realizar o recadastramento para receber salário mínimo 2022. Os bancos são obrigados a fornecer essa opção.

Segundo dados do INSS, mais de 7,3 milhões de aposentados não estão suspendendo seus benefícios por falta de comprovante de vida.

A prova de vida do inss 2022 ocorre uma vez por ano e é um procedimento legal para evitar fraudes e pagamentos indevidos do salário mínimo 2022. Aposentados e beneficiários com mais de um ano devem tirar a certidão de vida todos os anos.

De acordo com o Instituto, quem não tirou a prova de vida INSS entre novembro de 2020 e dezembro de 2021 deve concluir o procedimento em 2022 conforme o novo Calendário.

Quem tem direito ao décimo quarto salário do INSS?

décimo quarto salário do INSS

Recentemente, o Deputado Pompeo de Mattos apresentou a Moção Emergencial nº 228 aprovando o 14º salário mínimo 2022, que exigia 257 assinaturas para aprovação. 

Além disso, uma transmissão ao vivo recente dos parlamentares mencionou o 14º salário do INSS como prioridade máxima para aprovação e a intenção de torná-lo um benefício anual, não apenas uma emergência como previsto no plano original.

Desde 2020, um projeto de lei está em tramitação na Câmara dos Deputados que prevê o pagamento do 14º salário do INSS para aposentados e pensionistas. 

A liberação deveria ocorrer em março de 2022. No entanto, a proposta ainda está em processo de aprovação e ainda não há certeza se o 14º salário mínimo 2022 realmente será liberado este ano. Mas a previsão é até dezembro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ok Ler mais

Isenção do IMPOSTO DE RENDA 2023: Quem será beneficiado?