Notícias

Alerta geral para quem faz pagamento por aproximação de cartão de crédito

O pagamento por aproximação de cartão de crédito ou débito é uma função muito prática para quem usa, contudo, requer uma atenção cada vez maior.

Isso porque foi descoberto um novo programa malicioso (malware) que facilita a fraude em casos em que o pagamento seria feito por essa modalidade.

De acordo com a apuração da Kaspersky, desde novembro circula em diversos estabelecimentos um golpe em que o malware bloqueia o pagamento por aproximação.

A partir disso, o ponto de venda solicita o pagamento tradicional, e a máquina captura dados dos clientes.

Entenda melhor como não cair na fraude do pagamento por aproximação.

Como funciona o pagamento por aproximação?

O funcionamento de um cartão, relógio inteligente ou carteira virtual no celular usa da tecnologia NFC para acontecer.

Através dela, é possível realizar o pagamento de um produto ou serviço apenas aproximando o dispositivo ou cartão da máquina. Dessa forma, cada transação tem identificador único e vale apenas para aquela operação.

Sobre o vírus e a gangue cibernética Prilex

No vírus detectado pela Kaspersky, o objetivo é obrigar o cliente a pagar da forma tradicional, ou seja, inserindo o cartão na máquina.

Dessa forma, a máquina infectada irá retornar uma mensagem que exige a inserção do cartão. Sendo assim, os dados ficam expostos e são copiados pelo malware para um uso posterior.

Para o chefe da pesquisa, Fábio Assolini, as informações obtidas até o momento apontam para a atuação da gangue Prilex. Um grupo de criminosos virtuais que buscam fraudar movimentações financeiras em todo o mundo e tem atuação rastreada desde 2014.

Segundo ele, “o Prilex é bem direcionado. Não vão instalar o vírus na padaria da esquina. Eles preferem empresas que movimentam valores expressivos”.

Como se proteger ao fazer pagamento por aproximação de cartão

Por se tratar de um golpe novo, é preciso que os usuários de cartão tomem cuidado na utilização do pagamento por aproximação. Para isso, o ideal é sempre conferir o extrato após o uso.

Além disso, caso detecte algum erro, bloqueie imediatamente o cartão, entre em contato com o banco e faça um boletim de ocorrência na polícia.

Por fim, é importante explicar que o pagamento por aproximação é seguro e eficiente, desde que monitorado frequentemente pelo usuário.

Imagem: YAKOBCHUK VIACHESLAV/shutterstock.com

Fonte Original: Seu Crédito Digital

Vinicius Mendes

Formado em Ciência da Computação pela Universidade Augusto Motta no Rio de Janeiro, programador e músico nas horas vagas. Gosto de inovação, tecnologia, informação e tudo sobre internet. Escrevo para outros portais como viverdetrade.com e futebolplay.net.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo