Por quê o 14º Salário do INSS está demorando para ser aprovado?

5

O 14º Salário do INSS será pago por 2 anos para aposentados e pensionistas. A demora faz com que muita gente fique ansiosa esperando o pagamento. Vamos mostrar aqui tudo sobre o 14º salário do INSS e quando você poderá receber.

O pagamento do décimo quarto salário foi fixado para ser pago durante dois anos a todos os segurados do INSS.

Não foi possível salvar sua assinatura. Por favor, tente novamente.
Parabéns! Você está inscrito. Enviamos um e-mail para você com a confirmação.

Receba todas as Notícias em primeira mão!


Veja também:

E não só aposentados e pensionistas, mas todos os beneficiários do INSS que recebem o pagamento mensal também serão contemplados com o 14º Salário. 

Os beneficiários também são pessoas que recebem algum tipo do INSS como salário maternidade, auxílio reclusão, etc. Todos esses serão beneficiados com o 14º salário.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Esse projeto começou em 2020 por diversos deputados e senadores da república que se imobilizaram por conta da pandemia, mas, infelizmente não saiu do papel em 2020 e 2021.

Ao longo dos debates sobre o pagamento do décimo quarto salário do INSS foram feitos dois projetos de lei, a saber o PL 3657/2020 do Senador Paulo Paim e o PL 4367/2020 do Deputado Pompeo de Mattos.

décimo quarto salário do INSS

Os projetos do 14º salário do INSS não avançaram por vários motivos e interesses, como o Auxílio Emergencial, por exemplo. Pois eram projetos que beneficiaram um maior número de pessoas que também estavam necessitando do valor.

Enquanto o projeto não corre no Senado já está quase sendo arquivado, mas na Câmara o projeto 4367/2020 avançou e foi aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família. Logo em seguida foi aprovado na Comissão de Finanças e Tributação.

O projeto só falta passar pela CCJ – Comissão de Justiça – que avalia se o projeto é Constitucional e pode entrar em vigor.

Por que o 14º Salário do INSS está demorando para ser aprovado?

14º salário do INSS

Alguns pontos mostram a demora da aprovação total do 14º salário do INSS. Um deles é a falta de interesse e de agenda dos parlamentares. Ou seja, cada eleitor deveria cobrar dos deputados e senadores ao quais votaram que coloquem o projeto para frente.

Um dos interesses dos parlamentares que atrapalhou a continuação do projeto também foi o fundo eleitoral de 5 Bilhões de reais que foi aprovado na Câmara e no Senado.

Os parlamentares viram uma agenda muito mais acima do que o aposentado e pensionista, que era aprovar os R$16 Bilhões para emenda do relator.

Emenda de relator é o valor que eles conseguem enviar para emendas parlamentares.

Mesmo sendo um tema de extrema relevância social e econômica, o projeto acabou sendo deixado de lado.

14º salário do INSS referente a 2 anos

décimo quarto salário do INSS

Outro ponto que ficou definido será pago por 2 anos, referente aos anos de 2020 e 2021. O pagamento total deverá ser concluído até março de 2023.

O pagamento das duas parcelas seriam pagos até 2 salários mínimos no valor de R$2.242 mesmo você recebendo mais de 2 salários como aposentado ou pensionista.

5 Comentários
  1. Lení Cruz Soares Diz

    Qdo é para aumentar os provento desse politiqueiros a votação é rapidíssima, mas no que tange só povo, ao trabalhador, e no caso, aqueles que dedicaram uma vida ao trabalho, pagando seus impostos, que aliás continuam, e agora com seus salários corroídos por medicamentos e inflação alta, aí não há interesse, para sobrar mais pra eles enfiarem na guaiaca. Lástima!

  2. Edgar da Silva Diz

    Durante a pandemia o únicos que não recebeu nenhum benefício foi os aposentados e pensionistas não fomos beneficiados em nada o governo deu dinheiro para empresários,artistas,cantores, e até pra quem não precisava ao contrário dos aposentados que tiveram o 13° liberado quando chegou dezembro já tinha gastado tudo e ficaram sem dinheiro no final do ano tomara que saia o 14° mesmo

  3. RITA DE CÁSSIA DE SOUZA Diz

    Lamentável, absurdo e total falta de respeito com os aposentados.
    Na hora do voto, sugam nossa mente, nosso sangue. E agora, hora da verdade???! Merecemos esse descaso?!?!?

  4. Maria jose de Souza Diz

    Esse assunto ja deveria ser encerrado lamentável os aposentados não tiveram nem um ajuda nessa pandemia adiantaram o que ja o décimo terceiro e mais nada ainda tem aposentado falando que mesmo não sendo mais obrigado vai votar. Esses politico estão pouco se lixando para ajudar quem precisa.muito triste isso.

  5. Maria jose de Souza Diz

    Esse assunto de décimo quarto já deveria ter encerrado,so enrolação coitado dos aposentados não teve nada de ajuda nessa pandemia adiantaram o décimo terceiro que já e nosso e acabou um salário que não da nem para comprar medicamento o que não etendo e que libera saque de aniversário saque de lucro de participação não sei duque e que trabalhou e aposentou não recebe nada disso ainda tem aposentado falando que mesmo não sendo obrigado vai votar infelizmente vou porque sou obrigada porque politico quer
    Saber de ser eleito os povo que se dane simples assim desde o ano passado que está essa palhaçada desse abono para os aposentados até agora não foi votado e nem vai ser muito triste isso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ok Ler mais