Quem vai receber atrasado do INSS em 2022?

Quem vai receber atrasado do INSS em 2022?
Peça Já o Seu

INSS: Quem vai receber atrasado do INSS em 2022? Os segurados que tenham vencido o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em ações judiciais de concessão ou revisão de benefícios têm direito ao pagamento dos atrasados. A liberação do dinheiro será posterior à data da ordem judicial expedida pelo juiz e do valor a ser pago.

Pessoas elegíveis com direito a RPV (requisição de pequeno valor) terão limite de atraso em até dois meses 60 salários (R$ 72.720 neste ano) . De acordo com o orçamento federal, os adiantamentos – débitos judiciais superiores a 60 salários mínimos – são pagos uma vez por ano.

Peça Já o Seu

2022 o dinheiro dos adiantamentos será liberado em julho e deve fluir para a conta do segurado ou dos seus advogados entre o final de julho e o início de agosto. Com a PEC dos Precatórios (Proposta de Emenda à Constituição), o governo deixará de pagar 25% do valor previsto para este ano.

Quem vai receber atrasado do INSS em 2022?

O segurado que teve o prejuízo liberado pelo juiz entre 2 de julho de 2020 e 1 de julho de 2021 deve receber este lote. No entanto, como o dinheiro para devolver os pagamentos acima de 60 salários mínimos será menor, mesmo aqueles que estavam na lista de 2022 podem ficar sem os valores.

De acordo com o CJF (Conselho da Justiça Federal) e os cinco TRFs (Tribunais Regionais Federais) consultados pela Folha, a ordem de prioridade estabelecida pela PEC dos Precatórios será respeitada e a informação sobre quem a receberá será divulgada em julho. A CJF transfere o dinheiro e os tribunais pagam aos credores.

Peça Já o Seu

Veja também:

Os insumos alimentícios devem ter prioridade, sendo o teto de RPvs (Requisições de Pequeno Valor) para beneficiários maiores de 60 anos ou com deficiência ou doença grave em até três vezes o teto, este ano totalizando R$ 218.160.

Depois disso, serão pagos os demais Precatórios de grau alimentício, também com limite de três vezes o VPR de 2022, que perfaz 180 salários mínimos. Em terceiro lugar estão as outras dívidas de alimentos e, por esta ordem, os outros adiantamentos.

Peça Já o Seu

ATRASO NO INSS DE ATÉ 60 SALÁRIOS ANTES

Quem receber por RPV deve receber o valor em depósito do tribunal distrital em até 60 dias da ordem de pagamento do juiz (também referida como etapa a). Primeiramente, o magistrado ordena o pagamento do dinheiro após a derrota total do INSS, sem possibilidade de recurso.

A CONSULTA É REALIZADA PELA INTERNET

A consulta para recebimento de Precatório ou RPV em 2022 deve ser feita no site do TRF da região onde ocorreu o procedimento. É obrigatório o CPF do segurado ou da OAB dos advogados.

Ao consultar, preste atenção no que está escrito. Para precatoria, a sigla é PRC. Além disso, a data da ordem de pagamento do juiz deve ser entre 2 de julho de 2020 e 1 de julho de 2021. No caso de RPVs, escreve-se RPV. Deve ser uma data em um mês de 2022.

Quando os fundos forem liberados para saque, a consulta exibirá o pagamento total, com informações do tribunal, o valor depositado e a instituição financeira do depósito , que pode ser o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal.

Peça Já o Seu

Também é possível consultar a lista de adiantamentos previstos para 2022 no site da CMO (Comitê de Famílias Mistas), mas com os adiantamentos em esta lista não é uma garantia mais de recepção. No lado direito da tela, acesse LOA 2022 Precatórios, em azul. Em seguida, vá ao tribunal que ordenou o pagamento. Para encontrar sua pré-escola, use a ferramenta de busca e pesquise por número.

Peça Já o Seu