GOVERNO Libera Financiamento de Imóvel Com FGTS Futuro

0

Recentemente, o governo federal aprovou uma nova meta para o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). A ideia é que os interessados ​​em financiar a casa própria com a Casa Verde e Amarela possam utilizar depósitos futuros na conta do FGTS para abater o valor das parcelas. Na prática, funcionará como consignação no fundo de garantia. 

Já é possível hoje usar o crédito disponível no FGTS para comprar a casa própria. Para isso, o cidadão pode pagar até 80% das parcelas do financiamento do valor disponível do seu fundo de garantia. Ou ainda usar o valor para entrar no crédito à habitação, seja um imóvel novo ou de revenda. Agora, com a nova modalidade, as pessoas de baixa renda serão as mais beneficiadas. 

Não foi possível salvar sua assinatura. Por favor, tente novamente.
Parabéns! Você está inscrito. Enviamos um e-mail para você com a confirmação.

Receba todas as Notícias em primeira mão!


A ideia é que, ao solicitar o financiamento de um imóvel, o cidadão concorde que o que recebe mensalmente do FGTS será utilizado para pagar as parcelas. Quando o dinheiro chega na conta, o banco debita o valor, semelhante aos empréstimos salariais de hoje.

O sistema foi chamado de FGTS Futuro porque os valores já são contabilizados como parte da renda dos funcionários antes de serem depositados na conta do cidadão para aprovar o financiamento da casa. Isso pode aumentar o valor das parcelas, de modo que o valor total do imóvel também pode ser maior. 

Leia também:

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Quem usará a nova modalidade de crédito do FGTS Futuro? 

Nem todos os empregados com crédito no fundo de garantia podem utilizar o FGTS do Futuro. A ideia é apoiar famílias que hoje não conseguem crédito porque não têm renda suficiente para comprar o imóvel que desejam. São eles: 

  • Famílias beneficiadas pela Casa Verde e Amarela; 
  • Pessoas com renda entre R$ 2.400 e R$ 8.000. 

Quando o FGTS Futuro estará disponível?

Ainda não é possível fazer um empréstimo financeiro com as parcelas futuras do seu FGTS. O trabalhador terá que esperar até 2023 para iniciar as operações, pois os bancos terão que se adaptar ao novo sistema e isso levará tempo.

A expectativa é que o processo seja aprovado em meados de fevereiro, considerando que serão 120 dias entre a liberação do projeto e o ajuste dos bancos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ok Ler mais