Empréstimo Consignado: O que é e como solicitar em 2022

1

Muitas pessoas ainda não sabem, mas o empréstimo consignado é um dos mais fáceis de ser aprovado. Por causa da segurança que ele trás tanto para o banco quanto para quem o solicita.

Neste artigo você vai aprender tudo sobre empréstimo consignado: Quem pode solicitar, como funciona e quais bancos oferecem o melhor crédito consignado no Brasil.

Não foi possível salvar sua assinatura. Por favor, tente novamente.
Parabéns! Você está inscrito. Enviamos um e-mail para você com a confirmação.

Receba todas as Notícias em primeira mão!


O que é o Empréstimo Consignado?

Empréstimo consignado ou crédito consignado como muitos chamam é aquele crédito oferecido principalmente para servidores públicos federais, estaduais ou municipais, concursados, aposentados ou pensionistas sendo do INSS ou beneficiário de algum programa do Governo, como o Auxílio Brasil.

Por ter o pagamento vindo de alguma instituição como Governos ou até mesmo do próprio INSS, o contra cheque é muito apreciado pelos bancos, pois, o risco de calote é menor.

Por isso, bancos e outras instituições financeiras, oferecem de forma mais facilitada o crédito para quem está precisando de dinheiro.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Como funciona o Empréstimo Consignado?

O crédito consignado é descontado diretamente da folha de pagamento, tanto do aposentado ou pensionista ou do servidor público. Ou seja, o valor das parcelas não chegam nem a cair na conta bancária, vindo já descontado em folha.

Isso faz com que o cuidado seja redobrado na hora de solicitar o empréstimo pode pode comprometer todo o salário do servidor, beneficiário ou aposentado, trazendo sérias dores de cabeças no futuro.

Por isso, não comprometa mais de 40% do seus ganhos em relação as parcelas.

Quem tem direito a fazer empréstimo consignado?

Existem hoje três grupos de pessoas que podem fazer empréstimo consignado através de bancos e financeiras. São eles:

1 – Funcionários públicos federais, estaduais ou municipais, sendo eles do exército, polícia, dentre outras forças nacionais, o pessoal da saúde ou administração pública e demais cargos que sejam pagos pelas autarquias.

2 – Aposentados e pensionistas do INSS também podem solicitar o consignado pois possuem o pagamento certo todo mês através do Instituto Nacional de Seguridade Social.

3 – Beneficiários do Auxílio Brasil e outros programas do Governo também poderão fazer o empréstimo consignado, visto que o pagamento pelo programa se tornou permanente.

Quem não pode fazer um empréstimo consignado?

Existem também aquela classe de pessoas que não podem fazer o empréstimo consignado. por algum motivo estão impedidas de fazer o empréstimo. São Elas:

empréstimo consignado

1 – Trabalhadores com carteira assinada;

2 – Estagiários;

3 – Quem extrapolou a margem do consignado na conta: Aquelas pessoas cujo já pegaram algum empréstimo que precisam terminar que quitar a dívida;

4 – Trabalhadores no regime temporário;

5 – Quem está acima da idade permitida; Pessoas muito idosas, alguns bancos, não liberam o empréstimo pois a quantidade de parcelas pode ultrapassar a expectativa de vida do solicitante.

Como conseguir um empréstimo consignado?

crédito consignado auxilio brasil

Como este tipo de empréstimo é menos burocrático, precisando apresentar apenas alguns documentos, existem várias maneiras de se conseguir o crédito.

Alguns bancos oferecem empréstimo pelo aplicativo outros você precisará comparecer na agência.

Geralmente, os bancos digitais já mostram no aplicativo a opção de empréstimo consignado, como no caso do Banco Inter, Nubank, Next, Caixa Tem, dentre outros.

O ideal é você consultar no banco que você já possui conta, mas, sem deixar de consultar as taxas de consignado. Muitos outros bancos oferecem consignado com taxas de juros menores. E para isso você pode consultar direto no site do banco central clicando aqui.

Vale a pena pegar um empréstimo consignado?

credito consignado

Fique muito atento na hora de contratar um empréstimo pois, como esta modalidade segura a parcela direto da folha, uma parte do seu salário já vai estar comprometida.

Existem casos de servidores públicos que ganhavam mais de R$14Mil na folha mas só caia um pagamento de R$6Mil por conta do desconto. Então, muito atenção, pois, a facilidade é muita, mas o comprometimento é grande também.

O certo é pegar um empréstimo quando realmente estiver precisando do dinheiro para quitar alguma dívida, fazer alguma obra ou iniciar um empreendimento que dê rentabilidade para repor o valor descontado.

Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário e compartilhe com algum amigo que queira solicitar um empréstimo consignado.

Até mais.

1 comentário
  1. José Luiz Rodrigues Diz

    Sou beneficiário do auxílio Brasil se eu tenho direito ao empréstimo consignado

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Ok Ler mais