O aumento dos aposentados do INSS é analisado pelo instituto e traz novas perspectivas para o pagamento dos beneficiários em 2022.
A agência pretende conceder a alteração do valor das transferências em favor dos segurados do Instituto Nacional de Seguridade Social, mas o processo ainda tramita no Tribunal de Justiça Federal (STF).
A possível alteração deve incluir todos os salários recebidos nos anos de contribuição do segurado no cálculo do recurso.
A medida para o aumento dos aposentados também deve valer para quem fez suas contribuições antes de 1994, quando o país tinha o cruzeiro como moeda. Atualmente, apenas as contribuições pagas a partir de Julho de 1994 são tidas em conta no cálculo das pensões. O regulamento foi introduzido em 2019 com a reforma da previdência.
Revisão de toda a vida deve conceder aumento para os aposentados
A proposta de Revisão de Toda a Vida do INSS inclui a inclusão de contribuições previdenciárias feitas por segurados a partir de 1994.
Veja a explicação da Dr. Carolina
Atualmente, tais contribuições não são levadas em consideração devido ao arranjo transitório de 1999 não permitindo assim um aumento dos aposentados.
O pré-requisito para a revisão é que o segurado tenha recebido benefícios após 1999 e antes de 13 de novembro de 2019. Isso pode ser por:
- aposentadoria por Tempo de Contribuição;
- aposentadoria por Idade;
- aposentadoria Especial;
- aposentadoria da Pessoa com Deficiência;
- aposentadoria por Invalidez;
- pensão por Morte;
- Auxílio Doença.
O pedido de Revisão Vitalícia deve ser feito pelo Segurado após analisar a sua situação e quando tiver a certeza de que o procedimento pode efetivamente conduzir a um ajustamento.
Neste contexto, o segurado deve primeiro considerar os seguintes pontos:
- se teve bons salários antes de 1994;
- se teve poucas contribuições depois de 1994;
- começou a ganhar menos após 1994.
Quando deve ocorrer o aumento dos aposentados do INSS?
O processo ainda tramita no STF, que decidiu pela permanência dos votos que garantem a viabilidade da Revisão da Vida garantindo o aumento dos aposentados.
Assim, o placar de 6 a favor e 5 contra vai para a próxima fase.
No entanto, há um impasse porque se o processo for migrado, a votação deve ser reiniciada e o ministro Cássio Nunes Marques solicitou a permanência dos votos. No entanto, dada a decisão, o processo, que não será retomado, deverá beneficiar em breve os pensionistas e pensionistas do INSS.
Veja também:
- Caixa Tem: Liberado Novo Crédito de até R$1 Mil pelo APP
- Restituição Imposto de Renda 2022: Calendário do 3º Lote Divulgado
- Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil: Como solicitar?
- CNH Social 2022: Os prazos estão acabando
- 14º Salário: Decisão sai esta semana! Saiba tudo!
- Como pegar empréstimo para negativado
-
Como Viajar de Avião de Graça: Seu Guia Completo 2023
Peça Já o Seu O que você vai ver: 1 – Voos Oficiais e Programas de Transporte do Governo Destinos e Oportunidades Considerações Importantes 2 – Programas de Fidelidade das Companhias Aéreas Acumulando Milhas e Pontos para Viajar de Avião de Graça Resgatando Milhas por Passagens Gratuitas Estratégias para Maximizar o Valor das Milhas 3…
-
Ótima Notícias Sobre o Empréstimo Consignado INSS!
Peça Já o Seu Entra em vigor a partir desta segunda-feira, dia 21, o novo limite de juros aplicáveis ao crédito consignado INSS destinado a aposentados e pensionistas vinculados ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A alteração foi oficializada através da publicação no Diário Oficial da União, também datado do dia 21. O crédito…
-
Revisão da Vida Toda no STF: Zanin pede pausa no julgamento de recurso; Entenda
Peça Já o Seu O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Cristiano Zanin, pediu mais um prazo para analisar os autos do recurso sobre a Revisão da Vida Toda que aumentaria o benefício dos aposentados do INSS. O pedido de vista (mais tempo para estudar o processo) aconteceu no dia 15 passado. Até o momento, apenas…
Deixe um comentário