Empréstimo Consignado: Mudanças na Margem de Crédito
O empréstimo consignado garante ao beneficiário uma renda extra para pagar as contas no mês da solicitação. Esse tipo de empréstimo funciona com descontos parcelados diretamente do contracheque do cliente ou do benefício do INSS. Esse processo costuma ter taxas de juros mais baixas do que outras linhas de crédito.
O governo aprovou um projeto de lei para aumentar as chances de um empréstimo do payday acessível. O projeto foi criado como forma de proporcionar alívio à população em decorrência da atual crise econômica. A aprovação alterou duas operações de crédito, a saber:
- Para empregados contratados pela CLT, limite de margem de 40%;
- Para pensionistas, pensionistas do INSS e do BPC, o limite de margem é de 45%.
A mudança é importante porque garante aos trabalhadores a oportunidade de estabilizar sua situação financeira. Segundo informações do governo, a dívida do Brasil atingiu recorde em abril deste ano.
Atualmente, pensionistas e pensionistas são o modelo mais utilizado, mas instituições do setor privado também atendem a modalidade.
Empréstimo consignado no Brasil
Para poder solicitar um empréstimo consignado, às vezes o interessado não precisa ser o titular da conta ou receber um benefício do banco em questão. As taxas de juros apresentadas pelas instituições costumam ficar em torno de 2,14% ao mês.
Atualmente, existe também uma linha de crédito Auxílio Brasil, mas as taxas são muito altas em comparação com outras modalidades. As taxas oferecidas pela Caixa são 3,45%, Meu Tudo 3,39% e Pincred, que possui as menores taxas, é 2,89%.
No entanto, o embarque do Auxílio Brasil passa por instabilidade e incerteza quanto à sua operação antes do início da liberação. Até a modalidade suspensa já foi.