INSS: Bloqueio da aposentadoria 2022 já está previsto!
O bloqueio da aposentadoria do INSS pode causar muitas dores de cabeça e problemas para aposentados, beneficiários e suas famílias, pois pode ser a única fonte de renda para muitos lares brasileiros.
O INSS efetuou mais de 8 mil bloqueios em pagamentos por encontrar várias irregularidades no cadastro dos aposentados. Saiba quais principais motivos para o bloqueio da aposentadoria.
Veja também:
- CNH Social 2022: Os prazos estão acabando
- 14º Salário: Decisão sai esta semana! Saiba tudo!
- Como pegar empréstimo para negativado
Um dos motivos acontece todos os anos quando o beneficiário, aposentados ou pensionistas tem que comparecer na instituição que para renovar a senha ou assinar documentos que comprovem que não há fraude ou benefício alheio seu lugar está errado. Mas não é só isso…
Bloqueio da aposentadoria pela falta da Prova de Vida:
É tudo que você precisa: Fique atento aos comunicados feitos pelo INSS e pela instituição pagadora ao longo do ano.
Os bancos que tratam da data da comprovação de vida da melhor forma para sua organização.
Geralmente usam a data do aniversário dos aposentados e beneficiários, a data de aniversário do benefício, e há também aqueles que chamam o beneficiário de mês antes do vencimento da prova de vida mais recente.
O que pode bloquear aposentadoria do INSS?
Entre os motivos do bloqueio da aposentadoria que levam o Instituto Nacional do Seguro Social a suspender o pagamento do segurado ou beneficiário estão: não comparecimento em perícia médica agendada, indício de fraude, não sacar o benefício no banco por 60 dias, informações desatualizadas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.
O que fazer quando o benefício é bloqueado?
O bloqueio da aposentadoria será efetivado caso o beneficiário não realize a medida no mês que consta no calendário. No caso de um serviço bloqueado, para liberar o pagamento, a pessoa deve se dirigir à agência bancária onde recebeu o serviço para se cadastrar novamente. Se ninguém participar após 90 dias, o benefício termina.
O primeiro e mais importante passo é dirigir-se o quanto antes ao seu banco pagador para regularizar a situação e reativar o pagamento, pois se isso não acontecer, o auxílio caduca suspenso e rescindido após um determinado período.
Lembrando: As pessoas que obtiveram o benefício em juízo devem se registrar novamente mesmo que o processo ainda não tenha sido concluído.
O que o aposentado ou pensionista deve apresentar em caso de bloqueio da aposentadoria ?
Documento oficial com foto: ex. Carteira de identidade, carteira de trabalho ou CNH. Não são aceitos documentos danificados com fotos em que a pessoa não possa ser identificada.
Se o aposentado não puder ir ao banco, pode ser representado por procurador?
A resposta é sim, mas este advogado deverá estar devidamente registrado no INSS e deverá trazer o atestado médico comprovando a imobilidade do beneficiário juntamente com a carteira de identidade do advogado e do pensionista ou aposentado.
O aposentado só tem um direito trabalhar a vida toda contribuir até morrer e quando recebe só tem um direito ficar devendo e passar fome