Curso Bolsa Família na Saúde encerra inscrições em breve
O prazo para inscrição no curso Bolsa Família na Saúde, oferecido gratuitamente pela plataforma UniverSUS, encerra no próximo domingo (28).
O curso tem carga horária de 20 horas e está disponível para profissionais da saúde, estudantes e demais interessados que participam ou planejam trabalhar no programa.
São oferecidas 600 vagas em todo o país, abrangendo os níveis federal, estadual e municipal.
A formação profissional fornecerá aos alunos uma compreensão aprofundada sobre o funcionamento do programa Bolsa Família nas três esferas governamentais.
Leia também: Bolsa Família volta em 2023 e ameaça o pagamento DESTAS famílias
Além disso, abordará a importância do acompanhamento das condicionalidades de saúde para os beneficiários do programa e a utilização do Sistema Bolsa Família na Saúde por meio da plataforma e-Gestor.
A ementa do curso abrange diversos tópicos, incluindo uma introdução ao Programa Bolsa Família, características do PBF na área da saúde, compromissos do Sistema Único de Saúde (SUS) no programa, condicionalidades de saúde, assistência integral à saúde dos beneficiários, organização do setor de saúde, vigências, sistema de gestão do programa e suas funcionalidades.
O que é o Bolsa Família?
O Programa Bolsa Família é uma iniciativa federal que visa fornecer transferência direta e indireta de renda para famílias em situação de pobreza, integrando benefícios de assistência social, saúde, educação e emprego.
Além disso, o programa oferece ferramentas para promover a emancipação socioeconômica das famílias, buscando melhorar sua qualidade de vida e promover inclusão social.
No âmbito da saúde, o Bolsa Família possui uma agenda que inclui serviços de pré-natal para gestantes, cumprimento do calendário vacinal e acompanhamento do estado nutricional das crianças.
As famílias beneficiárias com mulheres entre 14 e 44 anos e crianças menores de sete anos devem receber assistência de equipes de saúde da família, agentes comunitários de saúde ou unidades básicas de saúde, garantindo o cumprimento das ações de responsabilidade familiar.