Donas de Casa podem se aposentar pelo INSS?

A aposentadoria das donas de casa já é uma realidade. Veja como proceder para conseguir o benefício do INSS sendo uma dona de casa.

Aposentadoria para dona de casas que nunca contribuiu?

As mulheres donas de casa que desejam conseguir a aposentadoria podem recorrer ao INSS para garantir o benefício.

Aposentadoria para dona de casas com mais de 60 anos

Porém, não existe ainda um tipo específico de benefício para esta categoria. Ao fazer a contribuição, a dona de casa deverá se atentar para algumas regras.

Valor do INSS dona de casas 2022

Por regra, a contribuição deverá ser de pelo menos 15 anos e a idade para aposentadoria deverá ser de pelo menos 62 anos.

Quem já contribuiu antes?

Quem já contribuiu antes com o INSS na previdência privada, pode recorrer na regra transitória de aposentadoria por idade mínima. Em 2022 foi liberada a solicitação para mulheres com 62 anos e 6 meses de idade.

Quem pode se aposentar como dona de casa?

- Quem contribuiu com pelo menos 11% do valor do salário mínimo em 2022, ou seja, R$1.212 Veja outras regras para aposentadoria de dona de casa.

Seta

Quanto tempo empregada doméstica tem direito?

A jornada de trabalho de um empregado doméstico pode ser de até 44 horas semanais, com pelo menos um dia de descanso obrigatório. 

Seta

O que fazer quando a empregada doméstica se aposentar?

O empregador precisará continuar recolhendo normalmente o INSS mensalmente e descontando a parte da empregada e recolhendo também o FGTS. A empregada por sua vez, além de receber a aposentadoria e o salário terá também a opção de sacar mensalmente o FGTS depositado.

Seta